Ciclo

Era alta madrugada quando enfim ela se pôs a procurar as chaves. A velha senhora havia dormido depois de, devidamente estimulada, beber um pouco mais de vinho do que o de hábito e, claro, um comprimido ou outro, triturado, adicionado à bebida sem que soubesse.

Ela foi para o lado de fora do casarão, que em 2016 completava seu 150º aniversário, passando pela janela que já havia deixado previamente destrancada, e seguiu para a entrada do porão – desses que mais pareciam saídos dessas histórias de cidades devastadas por furacões, que tanto lia.

A chave girou com má vontade, mas lhe deu acesso. As portas abriram reclamando, e deixaram sair um odor de idade e aborrecimento, de conformismo e aversão.

Ela ouviu algo que não soube a princípio do que se tratava: talvez um rato correndo sobre um cano, talvez a velha casa acomodando-se em posição mais confortável; mas aguçou o ouvido e deu-lhe atenção. O que ouviu era, apenas, uma voz. Voz de criança. Voz de “oi”.

Precavida, havia levado lanterna, daquelas que se sacode para fazer acender. A voz, a mesma que dera “oi”, pareceu incomodada; ela, entre curiosa e assustada, apenas respondeu: “calma, tudo bem.”

E enfim iluminado pela luz da tal lanterna, que não estava carregada tanto quanto podia, um menino em roupas puídas, de colégio, cobria os olhos e repetia: “oi”. Pelo que via, não poderia ter mais do que oito anos.

– “Oi”, ela respondeu. “Há quanto tempo você está aqui?”

Ele recuou, procurando algo, e achou um jornal, ou o que restava dele. Pegou e entregou a ela.

Entre olhar para ele e para o jornal, dividindo a luz da lanterna, ela o reconheceu em foto de capa onde se lia, em letras garrafais, “DESAPARECEU”. Mas o que chamou sua atenção foi a data de circulação da publicação: 08 de outubro de 1905.

•••

 

2 comentários sobre “Ciclo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s